UNAC ENCERRA II CURSO SOBRE “FEMINISMO CAMPONÊS”

Terminou, hoje, 03 de Dezembro, a segunda formação sobre “Feminismo Camponês” referente ao ano de 2021, que abrangeu um universo de 14 jovens camponesas das três províncias da região sul de Moçambique, nomeadamente: Inhambane, Gaza e Maputo.

As camponesas foram treinadas em diferentes temáticas sobre o “Feminismo Camponês” a destacar: solidariedade das mulheres em tempos de crise climática e em resposta à opressão, crise e violência, e violência resultante do extractivismo.

Durante o debate sobre o extractivismo, as jovens camponesas reiteraram que os projectos de mineração existentes no país devem beneficiar as mulheres e os homens de forma equitativa.

Como resultado foram desenhadas as seguintes estratégias: (i) melhorar o envolvimento da mídia na cobertura de assuntos ligados às mulheres em todos os países membros da Assembleia das Mulheres Rurais (RWA), (ii) reforçar parceiras com outras organizações nacionais e internacionais que defendem os interesses das mulheres, (iii) expandir ideias feministas a nível local e (iv) garantir o fortalecimento técnico à nível regional para a divulgação de conteúdos feministas.

Leave a reply