MULHERES CAMPONESAS DE INHAMBANE DEBATEM SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Decorreu na passada quarta-feira (06 de Abril)  na cidade de Inhambane, província com o mesmo nome, o debate  sobre as mudanças climáticas entre as camponesas oriundos dos distritos de Inharrime,  Homoíne, Jangamo, Murrombene  entre outros.

 O objectivo do debate era: (i) aumentar o nível de conhecimento sobre mudanças climáticas as mulheres e mulheres jovens; (ii) estudar modelos de como continuar a fazer a agricultura camponesa face à muitos desafios causados pelas mudanças climáticas;  e (iii) traçar estratégias de resiliência e adaptação face as mudanças climáticas e continuar a pautar pela soberania.

  O encontro,  que decorreu sob o lema “ Agroecologia para o empoderamento da mulher no contexto das mudanças climáticas”, enquadra-se nas festividades do dia da mulher moçambicana assinalado aos 07 de Abril, participaram deste diálogo um total de 51 camponesas, dois técnicos da UNAC-sede, os representantes da direcção pronvicial de género  e do parceiro de cooperação Engenheiros Sem Fronteira.

Durante o discurso de abertura, o representante do genero ao nível pronvicial disse que a questão da mudanças climáticas é uma realidade, o papel da mulher e o seu desempenho na agricultura não deve ignorar este fenómeno.

O representante da direcção do género explicou ainda que as mulheres devem partilhar as suas perspectivas e anseios em relação as alterações climáticas de modo a ajustá-los a realidade actual.

Por seu turno,  a representante do parceiro Engenheiros Sem Fronteiras, disse que e importante a voz das mulheres  nas mudanças que estão a acontecer, por isso é fundamental a ideia da mulher para  o esboço de estratégias de resiliência do impacto deste fenómeno que afecta principalmente as famílias camponesas.

Mais Notícias

UNAC PROMOVE CAMPANHA DE SENSILBILIZAÇÃO SOBRE UNIÕES PREMATURAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A União Nacional de Camponeses (UNAC) realizou de dia 20 a 31 de Janeiro de 2022 nas províncias de Maputo (Distrito de Mapulanguene – posto administrativos de Mapulanguene Sede e Cumane), Gaza...

Ler Mais
INQUÉRITO SOBRE AVALIAÇÃO DO PROJECTO DE RESGATE DE SEMENTES NATIVAS EM MARRACUENE

No quadro do projecto “Promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique através de resgate, Multiplicação e distribuição de sementes locais”, implementado pela Un...

Ler Mais
UNIÃO DISTRITAL DE CAMPONESES DE NHAMATANDA ENGAJADA NA PRODUÇÃO DE HORTÍCOLAS DIVERSAS

No âmbito da implementação do projecto “Acções de Recuperação Pós Idai (APIDAI)”  levado à cabo pela União Nacional de Camponeses (UNAC) e financiado pelo parceiro We Effect, no distrit...

Ler Mais

Parceiros

Contacto

menu-circlecross-circle