SOCIEDADE CIVIL PROMOVE DEBATE SOBRE ORDENAMENTO TERRITORIAL

Decorreu na terça-feira, 17 de Maio de 2022, na Cidade de Maputo,  o primeiro debate sob o tema “Ordenamento Territorial – prioridades, procedimentos e implicações”, organizado por um grupo de Organizações da Sociedade Civil (OSC), dentre as quais a UNAC, liderado pelo Observatório do Meio Rural (OMR).

O debate visa contribuir ao processo de Revisão da Política Nacional de Terras (RPNT) iniciado em 2017 e que neste momento avança para a segunda ronda de auscultações públicas à todos níveis.

Participaram do debate camponeses membro da UNAC, representantes do governo/instituições (Secretária permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Directora  Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial) OSC nacionais,  entre outros.

Um dos pontos levantados pelos camponeses durante o debate foi a necessidade dos planos de ordenamento territorial respeitarem os direitos costumeiros das comunidades e que estes devem ser implementados até nos distritos mais recônditos.

Refira-se que, este é o pontapé de saída para uma série de debates técnicos que as OSC irão realizar  de modo a contribuir com subsídios ao processo a RPNT actualmente em curso.

Mais Notícias

UNAC PROMOVE CAMPANHA DE SENSILBILIZAÇÃO SOBRE UNIÕES PREMATURAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A União Nacional de Camponeses (UNAC) realizou de dia 20 a 31 de Janeiro de 2022 nas províncias de Maputo (Distrito de Mapulanguene – posto administrativos de Mapulanguene Sede e Cumane), Gaza...

Ler Mais
INQUÉRITO SOBRE AVALIAÇÃO DO PROJECTO DE RESGATE DE SEMENTES NATIVAS EM MARRACUENE

No quadro do projecto “Promoção da soberania alimentar para as famílias camponesas em Moçambique através de resgate, Multiplicação e distribuição de sementes locais”, implementado pela Un...

Ler Mais
UNIÃO DISTRITAL DE CAMPONESES DE NHAMATANDA ENGAJADA NA PRODUÇÃO DE HORTÍCOLAS DIVERSAS

No âmbito da implementação do projecto “Acções de Recuperação Pós Idai (APIDAI)”  levado à cabo pela União Nacional de Camponeses (UNAC) e financiado pelo parceiro We Effect, no distrit...

Ler Mais

Parceiros

Contacto

menu-circlecross-circle