EnglishPortuguese

SOCIEDADE CIVIL PROMOVE DEBATE SOBRE ORDENAMENTO TERRITORIAL

Decorreu na terça-feira, 17 de Maio de 2022, na Cidade de Maputo,  o primeiro debate sob o tema “Ordenamento Territorial – prioridades, procedimentos e implicações”, organizado por um grupo de Organizações da Sociedade Civil (OSC), dentre as quais a UNAC, liderado pelo Observatório do Meio Rural (OMR).

O debate visa contribuir ao processo de Revisão da Política Nacional de Terras (RPNT) iniciado em 2017 e que neste momento avança para a segunda ronda de auscultações públicas à todos níveis.

Participaram do debate camponeses membro da UNAC, representantes do governo/instituições (Secretária permanente do Ministério da Terra e Ambiente, Directora  Nacional de Terras e Desenvolvimento Territorial) OSC nacionais,  entre outros.

Um dos pontos levantados pelos camponeses durante o debate foi a necessidade dos planos de ordenamento territorial respeitarem os direitos costumeiros das comunidades e que estes devem ser implementados até nos distritos mais recônditos.

Refira-se que, este é o pontapé de saída para uma série de debates técnicos que as OSC irão realizar  de modo a contribuir com subsídios ao processo a RPNT actualmente em curso.

Mais Notícias

UNAC PROMOVE CAMPANHA DE SENSILBILIZAÇÃO SOBRE UNIÕES PREMATURAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A União Nacional de Camponeses (UNAC) realizou de dia 20 a 31 de Janeiro de 2022 nas províncias de Maputo (Distrito de Mapulanguene – posto administrativos de Mapulanguene Sede e Cumane), Gaza...

Ler Mais
Lançado estudo “As Camponesas são Mulheres: Compreendendo a violência contra as mulheres rurais na África Austral e Oriental”

A UNAC e a La Via Campesina África Austral e Oriental (LVC SEAf) procederam na, manhã de sexta-feira, 17 de Março de 2023,  no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, ao lançamento da publ...

Ler Mais
UNAC ENCERRA CURSO INTERNACIONAL SOBRE “FEMINISMO CAMPONÊS”

Terminou no passado dia 14 de Março de 2023, a primeira formação internacional sobre “Feminismo Camponês” destinado à um grupo de 80 mulheres camponesas membros da La Via Campesina (LVC), da ...

Ler Mais

Parceiros

Contacto

® 2024 | UNAC. Todos direitos Reservados.
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram