EnglishPortuguese

UNAC ACOLHE PELA PRIMEIRA VEZ A ESCOLA INTERNACIONAL FEMINISTA DA LA VIA CAMPESINA

Decorreu no  passado dia 07 de Março de 2023, em Macaneta, Distrito de Marracuene a formação sobre  “Feminismo Camponês” um curso destinado à mulheres campesinas filiadas a  La Via Campesina (LVC), uma organização internacional de camponeses que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres camponesas e comunidades indígenas da Àsia, Àfrica , América e Europa.

Foram capacitadas cerca de 80 mulheres camponesas provenientes de 39 países nomeadamente Guiné Bissau,  Zimbabwe, Portugal,  Àfrica do Sul, Marrocos, Brasil, EUA entre outros países dos  quatro quadrantes do mundo para as  celebrações do mês da mulher, um evento que visa munir as mulheres camponesas de modo à que elas saibam lutar pelo protagonismo feminino, pelos direitos humanos e pela relação que existe entre a mulher, terra, soberania alimentar e outros recursos naturais.

O evento constituiu uma oportunidade para as mulheres envolvidas na medida  em que vai permitir o intercâmbio entre as direferentes líderes dos movimentos que lutam pela defesa das mulheres em Moçambique, Àfrica e o no mundo inteiro.

A presidente da UNAC, Ana Paula Taucale,  durante a abertura do evento  disse que a Escola  Internacional Feminista   é um espaço de partilha de experiências, fortalecimento de lutas  para a garantia de alimentação aos povos,  e partilha de visão para garantir um sistema alimentar justo e ecologicamente sustentável.

Para além da mulheres  camponesas, participaram deste evento os  parceiros de cooperação da UNAC nomeadamente: We Effect, Ajuda Popular da Noruega (APN), Afrikagrupperna,  e  a representante do  governo do distrito de Marracuene.

Mais Notícias

UNAC PROMOVE CAMPANHA DE SENSILBILIZAÇÃO SOBRE UNIÕES PREMATURAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A União Nacional de Camponeses (UNAC) realizou de dia 20 a 31 de Janeiro de 2022 nas províncias de Maputo (Distrito de Mapulanguene – posto administrativos de Mapulanguene Sede e Cumane), Gaza...

Ler Mais
Lançado estudo “As Camponesas são Mulheres: Compreendendo a violência contra as mulheres rurais na África Austral e Oriental”

A UNAC e a La Via Campesina África Austral e Oriental (LVC SEAf) procederam na, manhã de sexta-feira, 17 de Março de 2023,  no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, ao lançamento da publ...

Ler Mais
UNAC ENCERRA CURSO INTERNACIONAL SOBRE “FEMINISMO CAMPONÊS”

Terminou no passado dia 14 de Março de 2023, a primeira formação internacional sobre “Feminismo Camponês” destinado à um grupo de 80 mulheres camponesas membros da La Via Campesina (LVC), da ...

Ler Mais

Parceiros

Contacto

® 2024 | UNAC. Todos direitos Reservados.
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram