EnglishPortuguese

UNAC realiza feira agricola e gastronómica das mulheres camponesas/rurais

Decorreu na passada sexta-feira, 28 de Outubro,  no distrito de Boane, Província de Maputo, a  “IV Feira Agrícola e Gastronómica das Mulheres Camponesas/Rurais” alusiva às celebrações do Dia Internacional  da Mulher Rural e do Dia Mundial da Alimentação, que se assinalaram no passado dia 15 e 16  de Outubro, respectivamente.

As comemorações duas efemérides  foram marcadas pela marcha e  exposição de diferentes produtos agrícolas como hortícolas, tubérculos e frutas  designadamente : couve, repolho, batata-doce, matapa, tomate, pepino entre outros.

Durante as reflexões sobre as datas,  as mulheres destacaram a necessidade de unirem  para a minimização dos desafios na produção de alimentos saudavéis decorrentes  das mudanças climáticas, sublinharam ainda que é importante empoderar as mulheres   com vista  as ocupar posições de liderança com forma de salvaguardar os direitos.

No  seu discurso de abertura, a secretária da UNAC, Rabeca Mabuie disse que a questão da mudanças climáticas é uma realidade e afecta principalmente as mulheres por isso, é importante que este extrato social se una cada vez mais para  reduzir os efeitos  deste fenómeno.

O evento contou com um total de  127 pessoas das quais 15 homens e 112 mulheres da cidade e província de Maputo, tendo participado, para além de camponeses membros da UNAC, o  Governo Distrital através dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) de Boane, parceiros de cooperação, entre outros.

Mais Notícias

UNAC PROMOVE CAMPANHA DE SENSILBILIZAÇÃO SOBRE UNIÕES PREMATURAS E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A União Nacional de Camponeses (UNAC) realizou de dia 20 a 31 de Janeiro de 2022 nas províncias de Maputo (Distrito de Mapulanguene – posto administrativos de Mapulanguene Sede e Cumane), Gaza...

Ler Mais
Lançado estudo “As Camponesas são Mulheres: Compreendendo a violência contra as mulheres rurais na África Austral e Oriental”

A UNAC e a La Via Campesina África Austral e Oriental (LVC SEAf) procederam na, manhã de sexta-feira, 17 de Março de 2023,  no Centro Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, ao lançamento da publ...

Ler Mais
UNAC ENCERRA CURSO INTERNACIONAL SOBRE “FEMINISMO CAMPONÊS”

Terminou no passado dia 14 de Março de 2023, a primeira formação internacional sobre “Feminismo Camponês” destinado à um grupo de 80 mulheres camponesas membros da La Via Campesina (LVC), da ...

Ler Mais

Parceiros

Contacto

® 2024 | UNAC. Todos direitos Reservados.
menu-circlecross-circle linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram